O que um Psicólogo faz?

Atualizado: Jan 18


O psicólogo trabalha na análise e compreensão de pensamentos, emoções e comportamentos.


Nossa principal ferramenta de trabalho é a escuta. Por este motivo, ela é uma escuta ativa e qualificada.


Isso significa que o psicólogo irá te escutar de uma forma neutra, sem considerar a própria história dele ou o que, culturalmente, se acredita como "certo" ou "errado".


Ou seja, não existe pré-conceito. A sua história será analisada a partir do seu contexto de vida e as experiências que te levaram a ser quem você é agora.


A partir disso, o psicólogo, em conjunto com o cliente, irá traçar estratégias para lidar com aquilo que está sendo demandado.


A atuação poderá se dar nos comportamentos, pensamentos, traumas e, até mesmo, naquilo que o cliente ainda "não sabe" que sente e pensa.


Você sabia que uma relação terapêutica, aquela formada entre o psicólogo e o cliente, está protegida pelo sigilo profissional?


Sabe o que isso significa?


Significa que a história do cliente e todas as questões conversadas e tratadas nessa relação não poderão ser contadas à outras pessoas.


O profissional psicólogo irá atuar respeitando a individualidade da pessoa que se apresenta à ele, zelando pela sua história e processo terapêutico.


Mas psicólogo é só para quem tem algum transtorno mental?


Qualquer pessoa pode fazer um processo terapêutico.


Seja, de fato, porque existe algum tipo de transtorno mental ou porque gostaria de se compreender melhor, lidar melhor com suas relações afetivas, resolver questões que trazem algum tipo de sofrimento e angústia em sua vida.


E então, você já passou por um processo terapêutico com um psicólogo(a)? Como foi?




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Me siga nas redes sociais!

  • SoundCloud ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 por Tayrini Martins de Oliveira

 Política de Privacidade e Termos de Uso

ícone - WhatsApp