O que é Depressão?

Atualizado: Jan 18


A depressão é caracterizada por sintomas de profunda tristeza, alterações no ciclo do sono, alterações do apetite, baixa libido e autoestima.


Além disso, pode ocorrer perda no interesse ou prazer em todas, ou quase todas, as atividades que antes eram agradáveis e geravam bem estar.


Você sabia que a depressão pode acometer pessoas que não estão, necessariamente, tristes?


Muitas pessoas podem apresentar humor vazio, irritável, vivenciando um sentimento apatia, uma sensação de não sentir nada, estar amortecido para qualquer tipo de sentimento.


Pode ocorrer negligencia na higiene pessoal, dificuldades de concentração e pensamento mais lento.


Mas é importante lembrar que uma pessoa com depressão pode vivenciar outros sentimentos, mas com frequência e satisfação diminuídos.


Mas qual a diferença entre tristeza e depressão?


Todas as pessoas vivenciam sentimentos de tristeza. O que diferencia esses momentos de um transtorno depressivo é a frequência e intensidade desses sentimentos.


Por exemplo:


É normal vivenciar sentimento de tristeza diante de eventos como perda do emprego, fim de relacionamento, falecimento de um ente querido e outras mudanças negativas no curso da vida.


Mas se a tristeza se tornar persistente e ocorrer o surgimento de outros sintomas, a tristeza pode ter se transformado em uma depressão.


Tratamento para depressão


A Psicoterapia é um dos tratamentos indicados para a depressão.


Através da escuta qualificada de um profissional, o cliente poderá construir novos significados para os sentimentos de angústia e tristeza, além de promover autoconhecimento e transformação da forma de estar e ver o mundo.


E então, como estão seus sentimentos?




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Me siga nas redes sociais!

  • SoundCloud ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 por Tayrini Martins de Oliveira

 Política de Privacidade e Termos de Uso

ícone - WhatsApp