"Não consigo me desligar do trabalho"

Atualizado: Jan 18


A dificuldade de se desligar do trabalho é bem comum.


Muitas pessoas tem essa dificuldade sem necessariamente ter o hábito de levar trabalho para casa.


Um dos fatores mais comuns para isso são: cobranças altas e as metas inalcançáveis, muitas atribuições e responsabilidades incompatíveis com o cargo ocupado ou com os recursos oferecidos pela empresa.


Também pode estar relacionado à autocobrança e autoimagem que a pessoa tem de si mesma. Então, ela deseja sempre fazer o melhor e dar o melhor de si, mas ela se impõe expectativas muito altas e, em muitos momentos, irreais.


Além disso, a distorção da autoimagem/autoestima profissional e pessoal faz com que a pessoa não consiga reconhecer todas as coisas que sabe fazer bem e suas qualidades. Dessa forma, ela sempre vai sentir que o que fez não é o bastante, que não é bom, etc.


Isso pode gerar sentimentos e sensações de fracasso, baixa autoestima, desmotivação, falta de prazer no trabalho e insônia.


Para conseguir mudar essa forma de pensar/agir, vai ser preciso trabalhar as emoções, pensamentos e comportamentos não apenas envolvidos ao trabalho, mas também aqueles que a pessoa tem na relação consigo mesma. Ou seja, trabalhar a autoestima, a autoimagem e os pensamentos negativos e autodepreciativos.


Vai ser preciso criar momentos em que vai acontecer o desligamento das preocupações com o trabalho e técnicas de foco mental e presença consciente.


Essas técnicas podem auxiliar no impedimento da mente divagar por pensamentos negativos e na ancoragem da mente para o momento presente.


Isso pode ser trabalhado em conjunto com o Psicólogo, dentro do tempo do paciente e de suas capacidades e habilidades, ao longo do processo terapêutico.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Me siga nas redes sociais!

  • SoundCloud ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 por Tayrini Martins de Oliveira

 Política de Privacidade e Termos de Uso

ícone - WhatsApp